A psicologia das cores e como ela afeta os CTA'S do seu site

Data: 23/03/2017 Autor: Felipe Zimmermann Arruda Categoria: Design Visualizacoes: 191
img/landsdig_blognovo/289_post_13610.png

Você sabe por que a maioria das interfaces de sistemas utilizam o azul como principal? Ou porque a logo do McDonalds é vermelha e amarela?

Uma cor pode definir muito o que você vai consumir, utilizar e até clicar sem mesmo você parar para pensar. As cores podem afetar no nosso próprio organismo, segundo pesquisas, a cor azul e verde, faz o nosso corpo produzir sustâncias químicas calmantes que nos fazem relaxar, diferentemente da cor vermelha que pode fazer nosso ritmo cardíaco aumentar e estimular nossa fome como no caso do McDonalds.

Reconhecimento da Marca: 
As cores da sua marca podem influenciar o reconhecimento dela em até 80%

Razão de Compra: 
85% dos consumidores colocam a cor como principal razão de compra de um determinado produto.

O Aspecto Visual: 
“Não julgue um livro pela capa”, na realidade os consumidores julgam sim, 93% dos clientes dizem que o aspecto visual é um dos fatores mais importantes no lançamento de novos produtos.

CTA’s: Os call-to-actions, sem sombra de dúvidas são onde as cores são mais afetam no seu site, vale lembrar que apesar de cada cor possuir um respectivo significado, ela deve ser utilizada de acordo com o nicho de mercado e cor da sua marca. De nada adianta o seu site ser inteiro vermelho e você inserir um CTA vermelho no meio dele, sem sombra de dúvidas o seu botão irá sumir em meio a tanto vermelho...

CTA Amarelo: Apesar de não ser uma cor recomendada por se tornar difícil de aparecer em vários casos, a cor estimula otimismo.

CTA Vermelho: Estimula a energia e o senso de urgência, é uma das cores que gera mais impacto na comunicação e uma das mais clicadas.

CTA Laranja: Estimula entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural, normalmente é utilizada quando se quer criar um apelo a alguma ação.

CTA Verde: Associa-se a riqueza, a ação de comprar, e é a cor que nossos olhos processam com mais facilidade, por isso é também junto ao botão vermelho um dos mais utilizados.

CTA Preto: Estimula poder e sofisticação, muito utilizada em imobiliárias de alto padrão e em compras de artigos de luxo.

CTA Azul: Sensação de serenidade e segurança, muito visto em site de bancos, normalmente ao preencher contratos, para demonstrar a confiança e profissionalismo.

As cores compreendem uma grande parte do Design, por esse motivo é necessário que se faça sempre um estudo e dedique um bom tempo para a escolha certa da cor em sua marca, produto ou até mesmo em um botão. Recomendamos o livro “A teoria das cores” de Johann Wolfgang Von Goethe, se quiser se aprofundar mais nesse assunto. Precisando de uma equipe empenhada e com know-how nós da Lands Agência Web estamos a disposição!