O que é bounce, soft bounce e hard bounce?

Data: 14/03/2017 Autor: Gustavo Vedana Erckmann Categoria: Desenvolvimento Visualizacoes: 274
img/landsdig_blognovo/286_post_14889.png

Os bounces, são mensagens que retornam dos servidores quando ocorrem algum tipo de erro na entrega de um e-mail. Estes retornos são muito comuns quando se faz uma campanha de e-mail marketing, e são muitas vezes ignorados pelos usuários, prejudicando a reputação do servidor e diminuindo a entregabilidade do restante da campanha!

Os bounces são divididos em 2 grupos, soft bounces e hard bounces!

Soft Bounces: Normalmente são erros temporários, como bloqueio por anti vírus, caixa de e-mail lotada, falha de conexão, etc. Normalmente tentando reenviar o e-mail após um tempo, o mesmo deverá ser entregue. 

Hard Bounces: São erros permanentes na entrega, como caixa de e-mail inexistente, servidor de destino inexistente, ou seu e-mail está marcado como spam. Enviar novamente estas mensagens pode estragar a reputação do seu servidor, fazendo com que outros servidor o identifiquem como disparador de spam e acabem rejeitando seus emails.

O que fazer para evitar os bounces? Evitar é quase impossível, tendo em vista que os usuários estão sempre trocando de emails, mas manter a sua lista atualizada, e remover principalmente os emails que retornarem como hard bounce é a melhor forma de manter a reputação de seu servidor.

Para usuário comum é dificil identificar e saber diferenciar um hard bounce de um soft bounce, a não ser que você use uma plataforma de disparo smtp que te forneça este relatório. Para solucionar este problema, a Lands Agência Web está desenvolvendo um módulo que monitora sua caixa de e-mail diariamente e envia um relatório dos bounces, detalhando o tipo de bounce e o motivo do retorno, para que sejam feitas as correções ou exclusões.