O que é um Desenvolvedor Back-end?

Data: 08/03/2017 Autor: Jhonatan Henrique Costa da Silva Categoria: Desenvolvimento Visualizacoes: 551
img/landsdig_blognovo/285_post_7103.jpg

Como abordado aqui no blog recentemente, os desenvolvedores front-end são essenciais na composição de um time de desenvolvimento web, pois são eles os responsáveis pelo desenvolvimento da visualização do conteúdo de um site. No entanto existe também outro tipo de desenvolvedor de extrema importância para o desenvolvimento de um site, este é o desenvolvedor back-end, no qual uma de suas principais tarefas é cuidar do armazenamento e leitura de informações. É dever também do desenvolvedor back-end realizar o desenvolvimento da melhor maneira possível, levando em conta alguns fatores essenciais, tais como: segurança, velocidade, dinamicidade, entre outros.

No cenário atual da internet muitos sites carregam em si inúmeras informações, das quais estas podem ser públicas ou não, e é função do desenvolvedor criar algo que seja seguro e que tenha consistência em seus dados. Um desenvolvedor back-end pode optar pela construção de inúmeros algoritmos, no entanto, ele deve sempre escolher o algoritmo que leve menos tempo de execução, isto porque um site lento no carregamento de informações, pode significar um mau trabalho do desenvolvedor, no entanto é bom ir com um pouco de cautela nessas situações, e não colocar a culpa diretamente no desenvolvedor back-end, afinal, um desenvolvedor front-end pode carregar inúmeras fontes ou imagens desnecessárias, causando então lentidão no site.

Como foi explanado sobre segurança e velocidade de um site, não dá para esquecer de sua dinamicidade, mas afinal, o que é isto e qual a sua importância? Bom, é simples de explicar e existem inúmeros exemplos, porém vou dar este, imagine um blog com inúmeros posts, e o desenvolvedor front-end gostaria de alterar o estilo dos posts, no entanto ele não quer alterar todos os posts um de cada vez, e é aí que vem o papel do desenvolvedor back-end, ele deve fazer um site ou algoritmo que esteja apto a transitar por inúmeros posts utilizando uma mesma página, ou código, alterando somente o conteúdo exibido conforme o identificador da página na URL.