Dicas para ter uma equipe motivada em sua empresa

Data: 01/03/2017 Autor: Julian de Souza Boaventura Categoria: Dicas Visualizacoes: 319
img/landsdig_blognovo/282_post_2988.jpg

Você já parou para pensar que uma equipe desmotivada produz bem menos? Grande parte das empresas possuem funcionários que estão insatisfeitos e se chateiam por qualquer motivo, assim acaba se desmotivando e passa a não exercer sua função de forma correta e então acaba frustrando a própria equipe. A motivação deve vir primeiramente da própria pessoa, mas nem todos entendem isso. 

Então, o que fazer para motivar sua equipe?

- Primeiramente você ou a pessoa responsável pelo o setor dentro da empresa deve estar sempre aberta para sugestões e críticas, pois assim saberá o que afeta sua equipe.

- Procure sempre ser cauteloso com o quê irá falar para seu funcionário, pois palavras ferem, e por um simples deslize você pode acabar prejudicando sem querer a produção de sua empresa. 

- Se perceber que algum colaborador errou em algo, chame-o particularmente e explique a ele em que está errando para que não se repita o erro novamente, pois a empresa e nem a equipe podem ser prejudicados por conta de um erro que não precisa existir.

- Coloque metas a serem cumpridas, mas tente não colocar muita pressão em sua equipe, assim cada um poderá trabalhar mais a vontade para poder bater a meta destinada, e com toda a certeza sua empresa terá uma produção maior, é muito difícil alguém conseguir trabalhar sob pressão.

- Seja compreensivo, todos passam por momentos ruins e difíceis na vida, você deve tentar identificar o que está acontecendo e analisar qual a melhor decisão a ser tomada para o bem de sua equipe.

- Elogie sua equipe individualmente e coletivamente, um elogio pode mudar o dia de seu colaborador e assim ele irá ajudar mais ainda no crescimento de sua empresa.

- Como o ser humano depende de dinheiro para sobreviver, qualquer trabalhador gosta de ser bem remunerado, então sua empresa deve pagar o salário ao funcionário conforme o piso exige, ou a mais, caso possua essa capacidade. Mas além do salário fixo mensal, deve se pensar em alguma recompensa para instigar a equipe, fazendo com que se dediquem ainda mais em seu posto. 

- Caso sua empresa não trabalhe com comissões ou algo do gênero que possa beneficiar seu funcionário, pode se implantar um modo de gameficação (falaremos mais a fundo em um próximo post), para que sua equipe se dedique mais e possam alcançar o prêmio no final do percurso ditado.

Com essas dicas, pode ter certeza que você conseguirá fazer com que sua equipe trabalhe muito mais feliz e de uma forma saudável, fazendo com que sua empresa produza e cresça cada vez mais, e por fim todos saem ganhando.