Será que você empresário, está pronto para o inbound marketing?

Data: 10/02/2017 Autor: Leonel Alfredo Landskron Categoria: Marketing Digital Visualizacoes: 445
Normalmente 90% dos nossos clientes não estão preparados para entender como o inbound marketing ou marketing de conteúdo pode ajudar a empresa deles a aumentar consideravelmente os acessos ao site, conversão de leads, nutrição de leads, passando venda propriamente dita e finalmente fidelização do cliente.

Mas primeiramente saiba graficamente como todo esse processo de marketing de conteúdo ocorre na prática através do funil de vendas:

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Atrair: Construa autoridade na internet e gere conteúdo chamado de “green content”, ou seja, gere conteúdo de sua especialidade únicos na internet. Para que seja possível o google de forma orgânica ranquear seu site/blog na primeira página mais facilmente. 

Converter: Crie páginas de aterrissagem, como esta, verdadeiras e interessantes para que seu visitante realmente queira deixar informações dele em troca de informações ricas que você especialista na área tem para oferecer.

Relacionar: A partir do momento que você já possui informações básicas deste lead/cadastro, relacione-se com ele imediatamente com conteúdo de interesse dele... comunique-se! Interaja com essa pessoa através de mailing com iscas atraentes sobre exatamente o assunto que ele quer ler ou ouvir. 

Vender: Quando você consegue um nível de comunicação com o seu possível cliente e ele já sabe por completo o que você vende ou faz é hora de abordar seu lead/cadastro para lhe ofertar, seja uma promoção um produto específico ou alguma solução que ele quer muito, mas ainda não sabe 100%, e o principal você já educou ele com seu conteúdo rico.

Analisar: No inbound marketing... este é o momento do pós-venda, hora de analisar e verificar frequentemente como seu cliente está se comportando nas redes sociais, se comunicando com outras pessoas na internet. É hora também de lhe perguntar como está sua experiência com relação ao seu produto, nutrir seu cliente ainda mais com informações interessantes para que futuramente você possa lhe ofertar um upgrade por exemplo.

Fidelizar: Este é o local que todos os empreendedores querem estar no pipeline de vendas do inbound marketing ou marketing de conteúdo em português. Cliente fidelizado contente e o melhor replicando/vendendo sua empresa por onde ele passa. Mas o principal é não deixar esse cliente se decepcionar para que esse ciclo nunca se quebre. 

Resumidamente: Este é todo o processo de captação de visitantes através da internet, onde você terá a oportunidade de converter em cadastros no seu site/blog, para então se relacionar com o seu cadastro e quem sabe futuramente possa converter em cliente real.

Entendendo esta parte de pipeline/funil de vendas do inbound marketing você pode se perguntar - tá e daí? “eu vou contratar um agência digital que vai fazer o inbound marketing pra mim e eu só vou ficar esperando eles me trazerem o resultado...”

Aí que você se engana, quer uma verdade? Você vai trabalhar mais que antes e vai ter que controlar alguns processos que antes não precisava controlar! Normalmente nós da Lands Agência Web ficamos responsáveis pelo topo do funil e meio do funil no inbound marketing. Desta forma encontramos frequentemente muitos problemas com a base do funil de vendas que é onde normalmente o nosso cliente fica responsável com sua equipe de vendas em efetuar a abordagem com o cliente e oferecer um produto ou promoção desejada. É incrível como os empresários e/ou empreendedores tem problemas com gestão das informações dentro da empresa e principalmente com padronização de processos internos em vendas, desde a forma de abordagem até o fechamento da venda.

A conclusão é simples se você tem problemas na gestão ou departamento de recursos humanos na sua empresa, aconselhamos buscar um consultor profissional para que possa escalar sua equipe e posteriormente partir para o marketing de conteúdo.

“O problema 99% dos casos é cultural nas empresas, implante a cultura inbound marketing agora mesmo”

Dica¹: Se você está pensando em investir em inbound marketing e já sair tendo o retorno de investimento no mês seguinte, ESQUEÇA - ISSO DIFICILMENTE VAI ACONTECER, salvo exceções, pois o tempo mínimo ideal para se trabalhar inbound marketing ou marketing de conteúdo é de no mínimo 6 meses, mas o ideal seria 12 meses de muito trabalho.

Dica²: Prepare-se para investir pelo menos R$ 2.500,00 mensais caso queira fazer um trabalho realmente bom em inbound marketing  e não espere o retorno imediato.

Entre em contato com nossa equipe comercial no (49) 3224.1773 que será uma satisfação lhe tirar qualquer dúvida que surja sobre o assunto. 

Leonel Alfredo Landskon
CEO Lands Agência Web
Bacharel em Ciências da Computação