O que é um Desenvolvedor Front-end?

Data: 02/02/2017 Autor: Jhonatan Henrique Costa da Silva Categoria: Desenvolvimento Visualizacoes: 581
img/landsdig_blognovo/276_post_13688.jpg

Se você é desenvolvedor web e ainda não ouviu falar da terminologia front-end, ou está pesquisando sobre este assunto neste exato momento, está na hora de se adentrar mais neste assunto e ficar por dentro sobre a importância desta característica num currículo de um desenvolvedor web.

Atualmente a construção de sites se baseia em duas partes o back-end e o front-end, no entanto, o foco atual neste artigo é abordar sobre o desenvolvimento front-end que é atualmente indispensável para a criação de um site. A maioria dos desenvolvedores front-end carregam em sua “mochila de habilidades” um certo contato, experiência ou sabedoria de desenvolvimento nas linguagens de programação HTML, CSS e JavaScript, como também talvez algum vestígio de conhecimento em alguns frameworks, tais como: Bootstrap, jQuery, AngularJS, Material UI ou ReactJS.

O trabalho do desenvolvedor front-end é criar aquilo que o usuário irá enxergar, é encaixar os elementos de maneira de harmônica de modo que o site seja exibido de maneira funcional para o usuário. Também existe a possibilidade de que o desenvolvedor front-end também trabalhe com informações do servidor, no entanto isto é um trabalho do desenvolvedor back-end, algo que não abortaremos neste artigo. 

Também existe a possibilidade de que o desenvolvedor front-end trabalhe juntamente com um designer, algo que já ocorre aqui na Lands Agêcia Web, e as vantagens desta parceria de trabalho são inúmeras, isto porque, temos dois profissionais trabalhando na construção de um site, enquanto o designer fica com a função de construir o que seria a “esboço” do site , o desenvolvedor front-end ficaria com a tarefa de transformar este esboço em elementos reais, um exemplo desta transformação seria o design de um site onde este possui somente links, e o trabalho do desenvolvedor front-end seria à transformação destes links em elementos HTML, a atribuição de estilos e efeitos utilizando CSS, e a automatização destes elementos utilizando JavaScript.