Como Prospectar Clientes

Data: 30/01/2017 Autor: Julian de Souza Boaventura Categoria: Análise Visualizacoes: 246
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Toda empresa necessita de clientes para sobreviver, então, aqui irei explicar um pouco de como prospectar novos clientes para sua empresa.

Você pode pensar que a busca de novos clientes deve ser fácil, não é bem assim, mas se sua empresa é uma empresa organizada, competente e que possui profissionais certos para atender o público, com toda certeza será mais fácil de trazer e manter os clientes.

Abaixo confiram alguns passos que devem ser tomados na hora da prospecção:
O prospector deve ser assertivo, deve buscar aquele cliente que se encaixa nos quesitos de sua organização, pois, não adianta entrar em contato com o responsável de uma empresa, conseguir agendar uma reunião, sendo que o serviço que sua empresa oferece não tem a ver com o que eles trabalham.

Deve ser pesquisado tudo o que for de alcance sobre o possível cliente, tentar identificar a “dor” dele antes mesmo de contatá-lo, pois se seu prospector souber aborda-lo da forma correta, a chance de conseguir fechar algo aumenta consideravelmente.

Após a pesquisa sobre o cliente, deverá ser feito o contato, mas deve se tomar atenção para contatar a pessoa certa dentro da empresa, pois assim você terá mais assertividade no contato. 

O prospector deve ter em suas mãos um script de prospecção para que não se perca na hora da abordagem e assim possa ser mais claro em sua apresentação.

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Conseguindo o contato com o responsável, o prospector deve se apresentar e apresentar os pontos que sua empresa atua, deverá anotar todos os pontos que forem citados na conversa, pois assim, como já pesquisou sobre a empresa dele e anotou os pontos conversados, será mais fácil chegar ao ponto que ele irá se interessar, que é na “dor” dele. 

Estudos dizem que se você conseguir manter o cliente por 20 segundos na linha, você ganhou a confiança dele. Após uma boa e produtiva conversa, você deverá encaminhar o material de sua empresa para ele poder analisar melhor seus cases, e assim ter mais certeza de que irá fechar algo com você.
 
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Outro passo é logo depois que o cliente analisar seu material, verificar com ele um dia e horário que ele consiga receber o consultor de vendas de sua empresa, você deve deixá-lo escolher a data para a reunião, assim ele não se sentirá pressionado, e terá mais chances de que ele irá tornar-se cliente de sua empresa, o restante dependerá do que irá ocorrer dali pra frente, pois a parte da prospecção foi executada com sucesso.