Autossuficiência em Leads

Data: 21/12/2016 Autor: Cássio Ferri Categoria: Marketing Digital Visualizacoes: 308
img/landsdig_blognovo/273_post_14733.jpg

Quantas vezes você conversou com a sua equipe sobre o ciclo de venda de seus produtos ou serviços no último mês, sua equipe esta focada e engajada tanto quanto você na busca por novos clientes e novas fontes para captar possibilidades e conversões de novos negócios.

Se a resposta for nenhuma, você precisa ter esse bate-papo o mais rápido possível, afinal toda empresa que quer vender mais, melhor e em menor tempo precisa monitorar e analisar com frequência o processo de aquisição de novos clientes. Se a sua resposta foi uma ou mais, é muito provável que você esteja buscando formas de aperfeiçoar o processo e deixá-lo ainda mais eficiente.

Independente da sua resposta há algo que talvez você não tenha percebido, mas na maioria dos casos o grande vilão no seu ciclo de vendas é o próprio vendedor, que na ansiedade de fechar um negócio acaba apresentando a solução antes mesmo que o cliente perceba que possui um problema, dificultando e alongando a tomada de decisão.

Temos que respeitar e seguir o ciclo completo para que a venda seja bem desenvolvida, sua equipe precisa conhecer o “ratio essendi” (a razão de ser do seu negócio) do processo de forma geral, saber o  momento certo onde cada passo se encaixa, desde a abordagem do cliente até a manutenção final no pós-venda dessa ação, saber o momento de apresentar a solução, o momento de vender o produto e a forma correta de conduzir a negociação serão fundamentais para uma venda completa.

Quem opta pelo modelo de Inbound Marketing já sabe que a produção de conteúdo é uma grande aliada na hora de colocar a primeira pulga atrás da orelha do potencial comprador, fazendo com que ele entenda que a empresa, seus processos e ferramentas irão lhe ajudar e oferecer cada vez mais benefícios para seu dia-a-dia. Não menos importante é que se deixe o processo de comunicação morrer quando a possibilidade se transforma em oportunidade e é passado para a fase de finalização da venda, o contato mais próximo com o cliente até o final do processo poderá lhe trazer muitas novas possibilidade. O trabalho do marketing continua durante todo o processo e pode ser decisivo quando o objetivo é deixar o ciclo mais curto.

Alinhado isso sua empresa passara a contar com mais uma grande estratégia de geração e captação de seus próprios consumidores, a autossuficiência na geração dessas possibilidades é um dos processos mais trabalhados e lapidados pelas empresas de todos os portes e dos mais variados setores, processo esse que deixa cada vez mais saudável o lado comercial da empresa.