O que é Mobile Friendly e para que serve?

Data: 05/12/2016 Autor: Jhonatan Henrique Costa da Silva Categoria: Curiosidades Visualizacoes: 315
img/landsdig_blognovo/269_post_3260.jpg

Em tradução livre Mobile Friendly significa "amigável para celular", e é popularmente utilizado no mundo da programação web para classificar se um site está apto para ser executado de maneira amigável ou não em dispositivos móveis, tais como tablets ou celulares. Uma das principais características do mobile-friendly é a sua fácil navegabilidade, algo que é indispensável atualmente, isto porque o usuário busca um site que além de ter um conteúdo de qualidade, mas também tenha uma excelente exibição do conteúdo, isto é, uma fonte com um tamanho de fácil leitura e imagens não exageradamente grandes, afinal ninguém gosta de ficar dando zoom toda hora para ler um texto ou observar uma imagem.

Atualmente é indispensável que um site possua a característica de ser mobile-friendly, isto é levado ao fato de que o Google mostra resultados diferenciados para a plataforma móvel, onde sites que não possuem uma exibição amigável em celulares e tablets dificilmente estará como um dos primeiros resultados do buscador, é importante ressaltar também que sites com navegação amigável tendem a envolver mais o usuário, fazendo então com que ele navegue por mais páginas do site.

À esquerda o Wikipédia está em modo amigável para dispositivos móveis (mobile-friendly), à direita o Wikipédia está no modo normal, exibido em computadores e notebooks.
À esquerda o Wikipédia está em modo amigável para dispositivos móveis (mobile-friendly), à direita o Wikipédia está no modo normal, exibido em computadores e notebooks.