Você conhece os tipos de planejamento?

Data: 23/11/2016 Autor: Leonardo Fernandes Borges Categoria: Empreendedorismo Visualizacoes: 423
img/landsdig_blognovo/268_post_2411.png


Uma empresa depende de muitos fatores para se desenvolver e crescer de uma forma contínua e lucrativa, um desses fatores é o planejamento. Quando se fala em planejamento, é normal pensarmos no planejamento estratégico, que é o mais famoso no mundo empresarial e, que toda empresa tem, basicamente, mas não é só ele que é importante para o desenvolvimento do seu empreendimento, existem outros dois que tem importância equivalente mas são menos lembrados, o objetivo deste artigo é esclarecer um pouco sobre os três tipos de planejamento e como utilizá-los.

Planejamento estratégico

Sendo o mais conhecido, o planejamento estratégico trata da empresa ao todo, com uma visão de longo alcance. É aqui que são feitos as projeções da empresa e do cenário em que a empresa está inserido, como a situação econômica da região ou até mesmo global. Na produção do planejamento estratégico, a média de projeção é de 5 anos, buscando sempre dar um norte pra empresa e detalhar quais são os objetivos da mesma durante este período. Apesar da projeção ser a longo prazo, o planejamento estratégico deve ser constantemente revisado e atualizado, visto que de um ano pra outro o cenário econômico, social, etc. da empresa ou da região em que a empresa atue muda e o planejamento deve estar de acordo com as mudanças. Em suma, o planejamento estratégico visa a organização da empresa como um todo, considerando fatores internos e externos ao empreendimento.

Planejamento tático

Diferente do planejamento estratégico, o planejamento tático trata de questões internas da empresa, dividido em vários planejamentos, cada um para um setor da empresa, ou seja, o setor de RH tem um planejamento tático, o setor financeiro tem outro, e assim sucessivamente. O objetivo deste planejamento é a organização dos setores e uma otimização individual dos mesmos. Este deve ser projetado anualmente e também merece revisões periódicas.

Planejamento operacional

Tratando de questões a curto prazo, o planejamento operacional é mais específico ainda que o tático e, busca colocar em prática todos os planos e metas da empresa. No planejamento operacional todos os projetos e trabalhos da empresa devem ser detalhados e o mesmo deve ser projetado para períodos bem curtos, visto que ele vai administrar as metas da empresa, principalmente.
Desta forma, é sabido que os três planejamentos devem estar relacionados e devem trabalhar juntos, buscando o desenvolvimento organizado da empresa.