SC inaugura o Órion Parque, em Lages

Data: 27/06/2016 Autor: Felipe Zimmermann Arruda Categoria: Novidades Visualizacoes: 365
img/landsdig_blognovo/252_post_9488.jpg

O governo do estado inaugurou em Lages, na Serra catarinense, nesta sexta (24) o primeiro de 13 Centros de Inovação prometidos no início do segundo mandado do governador Raimundo Colombo. A intenção é que o centro funcione como "celeiro de novos negócios", informou o governo.

O local fica no bairro São Francisco e foi batizado de Órion Parque Tecnológico. O investimento de verba pública, entre estrutura, material e mobiliário, foi de R$ 9 milhões. A gestão do local será privada, feita pelo Instituto Órion.

"Será feito um edital público para selecionar as empresas que serão incubadas. Há espaço para 40 empresas, mas a ideia também é conectar empresas de toda a região com a universidade, em um sistema de mentoria", disse o presidente do instituto, Valmir Tortelli.
Ainda conforme o instituto, a intenção é lançar o edital em 18 de julho. Está prevista também a contratação de 13 funcionários fixos para o local, custeados pelo insituto, e instalação de escritórios de órgãos fomentadores, como Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc) e Sebrae.

No prédio devem se instalar empresas ligadas a inovação, da área de tecnologia a serviços, contanto que apresentem projetos inovadores, informou Tortelli. "A seleção será feita por técnicos especialistas que vão ver os projetos que vão contribuir para o desenvolvimento da região", disse o presidente do insitituto.

Outros centros
Conforme o governo do estado, cinco centros estão com 60% das obras concluídas: Chapecó, Jaraguá do Sul, Joaçaba, São Bento do Sul e Tubarão. Itajaí tem 17% da obra pronta e Blumenau acaba de iniciar os trabalhos.
Outros centros ainda precisam realizar licitação para começar, como é o caso de Brusque e Criciúma.  As unidades de Florianópolis, Joinville e Rio do Sul, "ainda em fase de definição", conforme o governo do estado.

Texto: G1/Globo

img/landsdig_blognovo/252_post_3560.jpg

img/landsdig_blognovo/252_post_7120.jpg


img/landsdig_blognovo/252_post_6039.jpg


img/landsdig_blognovo/252_post_7766.jpg