Você sabe o que é Gestalt? Parte 2

Data: 27/06/2016 Autor: Felipe Zimmermann Arruda Categoria: Design Visualizacoes: 308
img/landsdig_blognovo/251_post_4366.png
Dando continuidade ao que vimos no post anterior, no caso se ainda não viu, volte aqui para o post Parte 1. Mas vamos lá analisar cada uma das leis individualmente:

Lei da Semelhança
A lei da semelhança dita que objetos similares se agruparão entre si. Na imagem abaixo, a maioria das pessoas vê colunas de quadrados e colunas de círculos. Poucas pessoas vão associar isto como “uma linha horizontal onde quadrados e círculos se intercalam”.
img/landsdig_blognovo/251_post_1362.jpg

Lei da Proximidade
Elementos próximos tendem a se agrupar, constituindo uma unidade. Elementos vão parecer mais próximos e unificados quanto menor for a distância entre eles. Você nota os 16 círculos, ou os 4 grupos de círculos na imagem abaixo?
img/landsdig_blognovo/251_post_6774.jpg

Lei da Continuidade
Essa lei dita que pontos que estão conectados por uma linha reta ou curva são vistos de uma maneira a seguir um caminho mais suave. Em vez de ver linhas e ângulos separados, linhas são vistas como uma só.
img/landsdig_blognovo/251_post_3194.jpg

Lei da Pregnância
É chamada também de lei da simplicidade. Ela dita que objetos em um ambiente são vistos da forma mais simples possível. Quanto mais simples, mais facilmente é assimilada. Na imagem abaixo, vemos vários círculos em vez de uma forma complexa:
img/landsdig_blognovo/251_post_1720.jpg

Lei do Fechamento
Elementos são agrupados se eles parecem se completar. Ou seja, nossa mente tende a ver um objeto completo, mesmo quando não há um.
img/landsdig_blognovo/251_post_3154.jpg

Lei da Unificação
Na lei da unificação, mesmo uma imagem abstrata pode ser entendida pela mente humana, pois preenchemos os espaços vazios instintivamente, como no logo do Johnnie Walker ou da WWF (um homem caminhando e um urso panda).
img/landsdig_blognovo/251_post_13108.jpg