Você sabe o que é Gestalt? Parte 1

Data: 14/06/2016 Autor: Felipe Zimmermann Arruda Categoria: Design Visualizacoes: 309
img/landsdig_blognovo/246_post_4297.png

Aproximadamente a partir de 1870 alguns pesquisadores alemães começaram a estudar os fenômenos perceptuais humanos. A estes estudos convencionou-se denominar de Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma, a qual se contrapõe ao atomismo reinante na época. Seus expoentes mais conhecidos foram Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer, que receberam também a contribuição de Kurt Lewin. Criaram as Leis da Gestalt, relativas à percepção humana.

A palavra “Gestalt” (cujo plural é “Gestalten”) é um termo intraduzível do idioma alemão para o português. O Dicionário Eletrônico Michaelis apresenta como possibilidades as palavras figura, forma, feição, aparência, porte; estatura, conformação; às quais ainda se pode acrescentar estrutura e configuração.

Quando a primeira impressão que você tem de um projeto de design é positiva, quando você instintivamente vê o design como bom, é provável que um ou mais princípios da Gestalt estejam em jogo. Ao analisar este projeto com mais atenção, você talvez repare em uma ou duas partes, e provavelmente estas sejam as partes que estão aderindo a um ou mais princípios da Gestalt.

Tendência dos elementos de acompanharem uns aos outros; Mantém o movimento para uma direção: pontos, linhas, planos, cores etc; Ocorre quando o olho completa o movimento através de um objeto e continua para outro.

Qual é o princípio básico da Gestalt?
Em termos mais gerais, é o conjunto de entidades físicas, biológicas, fisiológicas ou simbólicas que juntas formam um conceito, padrão ou configuração unificado que é maior do que a soma de suas partes.
“A fórmula fundamental da teoria da Gestalt pode ser expressada da seguinte forma,” escreveu . “Existem conjuntos, o comportamento dos quais não são determinados por seus elementos individuais, mas onde o processo da parte são determinadas pela natureza intrínseca do todo. É o objetivo da Gestalt de determinar a natureza de tais conjuntos” (1924).

Os sete fundamentos básicos da Gestalt:
Unidade: um elemento se encerra nele mesmo; vários elementos podem ser percebidos como um todo.
Segregação: desigualdade de estímulo; gera hierarquia: importância e ordem de leitura.
Semelhança: elementos da mesma cor e forma tendem a ser agrupados e constituir unidades. E estímulos mais próximos e semelhantes, possuem a tendência de serem mais agrupados.
Proximidade: elementos próximos tendem a ser agrupados visualmente: unidade de dentro do todo.
Pregnância: é a lei básica da percepção da Gestalt.
Simplicidade: Tendência à harmonia e ao equilíbrio visual.
Fechamento: formas interrompidas: preenchimento visual de lacunas.

A partir da próxima semana iremos estudar as Leis, começando por Unidade e Segregação, até lá pessoal!