A importância da hierarquia visual

Data: 27/05/2016 Autor: Lands Interativa Categoria: Design Visualizacoes: 454
img/landsdig_blognovo/240_post_14644.jpg
     
    A hierarquia visual é um dos princípios básicos do design tem como objetivo organizar, priorizar e intencionar informações no layout, de maneira que todos os elementos fiquem harmônicos na sua composição, e se tenha uma leitura fluida e intuitiva das informações inseridas em uma peça gráfica.

    Com certeza o assunto é bem complexo para se entender em um post, mas vou deixar aqui algumas regrinhas básicas da hierarquia visual, para que entenda melhor como funciona:

    Foco, importantíssimo antes de começar qualquer peça gráfica é definir o objetivo principal dessa peça, o que eu quero enfatizar, o que quero transmitir, e qual vai ser o elemento principal do meu layout. 

    Equilíbrio: preste atenção na distribuição dos elementos do layout, para manter uma harmonia entre eles, isso vai evitar que sua peça fique carregada demais em uma determinada região ou vago demais em outra. 

   Área de respiro: (o espaço vazio), essa área mantem a peça atrativa e mais convidativa a visualização/ leitura do layout, deixando mais suave e elegante para quem recebe as informações. Lembre-se menos é mais! 

    Tipografia: A tipografia precisa estar em sintonia com o estilo visual da peça, e fundamental também ter boa legibilidade. 

    Alinhamento: tome cuidado com o alinhamento de suas informações, evite inserir elementos aleatórios na sua peça pois quando você faz isso pode estar conflitando as informações entre elas, tudo tem que estar no seu devido lugar. Vale lembrar também dos espaçamentos entre os elementos, procure manter um padrão. 

    Contraste: sempre que for usar contrates em seu layout procure pesquisar antes, tendências, combinações, use o contraste bem enfatizado para não parecer um erro, mostre a que veio.

    Basicamente, um bom layout deve funcionar como uma orquestra: com sintonia. Cada detalhe faz a diferença no resultado final, é um conjunto de cuidados, criatividade atenção e capricho, para que sua peça tenha um efeito positivo sobre quem se é atingido. Procure pensar como espectador, faça perguntas, altere, melhore, se auto critique para cada vez fazer melhor.