Diferença entre design e designer

Data: 24/05/2016 Autor: Felipe Zimmermann Arruda Categoria: Design Visualizacoes: 760
img/landsdig_blognovo/239_post_5607.png

Para descobrir a diferença, primeiro devemos saber o que significa a palavra “design”, um dos fundadores do design no Brasil define: "Design é projeto" ("Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil" - NAIFY, Cosac ). Já usando a definição do autor do livro "Design, Uma Introdução", Beat Schneider: "(Design é) a visualização criativa e sistemática dos processos de interação e das mensagens de diferentes atores sociais."

Design não é saber utilizar o Photoshop, Illustrator, Blender, Gimp ou o Paint do Windows. Pra aprender design, não é necessário desenhar como o Leonardo da Vinci, pintar como Rembrandt ou esculpir como Michelangelo. O designer não necessariamente fica horas na frente do computador e, idealmente, ele só precisa usar o computador na etapa final do seu trabalho. Mesmo assim, existem designers que não utilizam o computador (exceto para escanear seu trabalho pronto para fazer cópias).

Se você criar um logo para uma empresa sem pesquisar e projetar antes, significa que você não passou pelo processo de design. O design tem que ter significado e comunicar algo. Quem faz "cake design" e "hair design" não está fazendo design no significado correto da palavra, pois não está comunicando nada, não tem projeto, não tem motivo.

E agora respondendo à pergunta, que dá o título a essa matéria, qual a diferença entre design e designer? Se você entende o básico de inglês não pode se confundir, a definição é básica, usa-se design quando vamos falar a respeito da profissão, exemplo: “Eu faço design”, “Você estuda design”, “Ele faz web design” e “Eu amo design”. Usamos a palavra designer quando falamos do profissional. Exemplo: “Eu sou designer”, “Você é designer”, “Ele é um web designer” e “Eu amo um designer”, portanto ninguém “é design” e ninguém “faz designer”, do mesmo jeito que alguém não “faz médico” para se tornar “medicina”.

Entendeu? A lógica é simples, o designer é quem vai idealizar, configurar, criar, fazer a concepção, desenvolver, fazer a elaboração e especificação da solução para o problema. Ele vai pegar o problema, pesquisar por que ele existe, estudar alternativas para resolver, criar protótipos, desenvolver essas ideias, testar com uma amostra do público-alvo (muitas vezes, refazer) e finalizar para a entrega.

Nós da Lands Agência Web, contamos com uma equipe com ótimos designers web, conheça o nosso portfólio e entre em contato conosco para uma apresentação!