Front-end e Back-end, o que significa?

Data: 10/05/2016 Autor: Leonardo Fernandes Borges Categoria: Curiosidades Visualizacoes: 462
img/landsdig_blognovo/229_post_6275.png

Você já deve ter ouvido estes dois termos e ter ficado se perguntando, afinal o que isso significa? Bom, ambos estão relacionados à área de tecnologia da informação, mais precisamente, ao ramo de programação.

Também chamadas de programação front-end e back-end, estas nomenclaturas se referem aos responsáveis pela interação com o usuário e pela comunicação com um banco de dados, respectivamente.

Mais especificamente, o programador front-end estará diretamente ligado ao design da aplicação, ao recebimento de dados e tratamento para "passagem" para o back-end, ou seja, deixar o site usável e visivelmente agradável.

Já o programador back-end ficará responsável pela dinamização da aplicação, fazendo a comunicação desta com o banco de dados e, possibilitando ao usuário que edite as informações da aplicação por meio de um painel de controle.

Estes dois termos são usados predominantemente na área de programação para web, onde o front e o back-end não caminham por completo independentes e, com as tecnologias atuais, estão avançadíssimos e em constante evolução. 

Você tem o objetivo de seguir na carreira de programador front ou back-end? Saiba que para front-end você estará muito mais ligado à parte criativa e, com back-end à parte lógica de uma aplicação. Surgiu alguma dúvida? Entra em contato com a gente! A Lands Agência Web tem profissionais de qualidade nessa área e pode estar precisando de você!