A febre do momento: VPN! Mas o que é isso?

Data: 03/05/2016 Autor: Leonardo Fernandes Borges Categoria: Análise Tags: Segurança ,VPN ,WhatsApp Visualizacoes: 516
img/landsdig_blognovo/225_post_10663.jpg

Com os bloqueios recorrentes do aplicativo WhatsApp no Brasil, grande parte da massa de usuários do recurso de mensagens está usando sistemas de Virtual Private Network (VPN), para burlar o bloqueio, sem saber do que se trata e que medidas devem ser tomadas quando o VPN está ativo.

Virtual Private Network, resumidamente, da maneira como está sendo usada, é um recurso de “maquiagem” do endereço IP do seu dispositivo, de uma forma que, para a rede, pareça que ele está acessando a rede de um outro país ou até mesmo continente. Parece muito útil para sair deste bloqueio que só está válido para os IPs nacionais, não é? Mas tome cuidado, oriente-se sobre esse serviço antes de instalar em todos os celulares da sua família e de seus amigos.

Segundo Wanderson Castilho, especialista em crimes digitais, “Toda a sua navegação sairá por esse novo servidor. Engana-se aquele que pensar que será apenas as mensagens do WhatsApp”. Afinal, seu celular estará por completo em um endereço de IP de outro país, ou seja, será como se você realmente estivesse acessando a internet fora do Brasil.

Para Wanderson e alguns outros especialistas, é arriscado apostar em sistemas gratuitos e de reputação duvidosa que oferecem o recurso da rede VPN, o ideal seria investir em redes VPN nativas dos próprios sistemas Android e iOS, que oferecem o recurso, só que pago.

Todavia, outras opiniões de especialistas divergem da opinião de Wanderson, dizendo que os sistemas gratuitos não são arriscados, quando o usuário sabe do que se trata. Segundo Paulo Lício de Geus, há outras opções, como o OpenVPN, que oferecem o recurso em código aberto, com uma comunidade inteira verificando possíveis falhas e erros, ou seja, se houver algum vazamento de informações, ele será solucionado rapidamente.

É primordial que você, usuário, saiba do que se trata e entenda como usar os serviços de uma rede VPN, para que não haja maiores problemas posteriormente. Quer saber que software baixar de maneira gratuita? Visite outras matérias do nosso blog e encontre outras dicas para você não ficar sem poder conversar com seus contatos pelo WhatsApp!