E-Branding (Que bicho é esse?)

Data: 22/04/2016 Autor: Leonel Alfredo Landskron Categoria: Análise Visualizacoes: 291

img/landsdig_blognovo/220_post_6583.jpg

E-Branding (Que bicho é esse?)

A internet como ferramenta para construção e gestão de marca...
O grande aliado nessa gestão de marcas é o e-branding, fazendo com que o internauta não apenas conheça o produto, mas também interaja com a marca e compartilhe a sua experiência com seus amigos. Esse compartilhamento hoje chega a ser mais importante do que a própria publicidade convencional, pois o internauta confia mais na opinião de um amigo com relação a um produto do que em um anúncio de TV.

“A força de uma marca está no que os clientes aprenderam, sentiram, viram e ouviram sobre ela”.
 
Objetivo de Branding
O trabalho de marketing e branding bem executado realiza a diferenciação entre produtos concorrentes na mente dos consumidores. Essa diferenciação se torna crucial em um mercado onde há tantos produtos semelhantes com o mesmo objetivo final.
A escolha do consumidor é feita por outros aspectos que ultrapassam valores lógicos, atingindo então valores emocionais e psicológicos de identificação com essa marca. A grande falha na gestão de branding é que as empresas apenas trabalham os aspectos lógicos do produto como o seu preço e suas finalidades, esquecendo aspectos mais subjetivos de identificação entre a marca e o consumidor.
 
Branding é coisa séria!

As marcas precisam entender que a brincadeira na internet acabou e parar de pensar em campanhas e pensar em relacionamentos, a força de uma marca está no que os clientes aprenderam, sentiram, viram e ouviram sobre ela.
 
img/landsdig_blognovo/220_post_13988.jpg

 
A imagem acima mostra bem o que é um branding bem feito, as duas camisetas são brancas, até aí tudo certo. Mas e o branding onde fica? Podemos ver claramente que a camiseta da NIKE a esquerda tem uma qualidade superior de tecido e tem uma marca que é reconhecida mundialmente, já a outra mal dá para identificar, certo?
Mas pera aí como eles fizeram isso pra que a marca fosse reconhecida mundialmente?
É o branding, eles trabalharam além do visual que é extremamente importante, e todo o restante que eu já mencionei acima, também focaram na qualidade e é aí onde eu queria chegar... sem qualidade você pode fazer a melhor propaganda do mundo que você só vai enganar uma única vez! Percebem a diferença?

Sua Marca está exposta na mão de cada pessoa que tem um celular?
Então, preste bem atenção, pois viver não é o desafio, ou seja, o desafio é saber evoluir.

Importante: Por exemplo...Quando você for abrir um e-commerce pense no e-branding!! Desde a sua marca, passando pelo conteúdo, relacionamento com os consumidores, qualidade dos produtos vendidos pela sua marca e principalmente a imagem do produto ser de boa qualidade... Caso contrário seu negócio online estará fadado ao fracasso... nâo pense que simplesmente colocando uma loja virtual o público irá correndo te visitar... Mas isso é assunto para outro post!! :)

Este vídeo explica exatamente o que é branding: https://vimeo.com/9005191 (Em inglês Sorry)
 
É isso aí pessoal, assim finalizamos nosso assunto que foi dividido em três posts sobre branding. Espero que tenham gostado! E saibam que a equipe da Lands Agência Web estará sempre a postos para lhe ajudar a fazer branding, sinta-se à vontade para nos contatar!