Inbound e Outbound Marketing, opostos ou complementares

Data: 19/04/2016 Autor: Leonardo Fernandes Borges Categoria: Análise Visualizacoes: 475
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Com o crescimento da internet e das mídias sociais, é comum ouvir-se falar que as estratégias de marketing que visam apenas vender o produto para o cliente (Outbound) estão ultrapassadas e que a onda do momento é fazer o cliente se interessar pelo assunto tratado pela empresa que quer vender determinado produto (Inbound).

As diferenças entre o Inbound e o Outbound Marketing são grandes, mas será que é possível aumentar a lucratividade de uma empresa utilizando os dois de forma complementar? Bom, antes de mais nada é importante termos conhecimento do que se tratam esses dois termos que foram tão citados até agora, mas não foram exatamente definidos.

O Inbound Marketing é encarado como a inovação do marketing, tentando levar conteúdo de qualidade para o cliente, estimulando o interesse do mesmo pela empresa ou por um determinado produto, fazendo com que o cliente procure a empresa e, não o contrário. Estratégias de Inbound Marketing são muito usadas atualmente com as redes sociais, principalmente, pelo fato destas serem um dos maiores meios de comunicação da atualidade, se não o maior.

Já o Outbound Marketing é, atualmente, um tanto quanto mal visto, por tratar de formas um pouco mais diretas de vender, tentando apenas levar o produto para o carrinho do cliente, deixando um pouco de lado o interesse real do cliente pela marca ou empresa. Vemos o Outbound Marketing mais presente em meios de comunicação unidirecionais, como rádio e televisão, onde a empresa faz a sua propaganda sem que haja uma possível interação com o cliente.

Bom, vimos vários pontos bons de Inbound e ruins de Outbound, mas na verdade não é bem assim, afinal se você está em um segmento pouco popular do mercado, o cliente não vai buscar o seu produto nos mecanismos de busca como o Google, tornando o Inbound um tanto quanto fraco. Por outro lado, é difícil você divulgar um aplicativo ou site pela TV, visto que em um comercial o cliente não poderá acessar a novidade por meio do comercial.

Para solucionar tais problemas, temos o Allbound, que é uma união do Inbound e do Outbound, que se complementam para alcançar o cliente de várias formas. Você pode iniciar a prospecção de leads com meios de Outbound, como e-mail marketing, apenas para conseguir contatos e iniciar o processo de venda, seguido de interações com as redes sociais e com a geração de conteúdo útil, despertando certo interesse no cliente.

O processo de Allbound, assim como os outros dois, funciona como uma espécie de funil, visto que inicialmente você vai conseguir uma diversidade de contatos, mas conseguirá converter uma porção bem menor que a inicial, porém, esta porção convertida tenderá a voltar ao seu site e comprar mais produtos.

Para que a sua empresa atenda às estratégias de marketing de maneira correta, é necessário que seja contratada uma agência especializada em marketing, que poderá tratar com o cuidado necessário de todas as estratégias necessárias para converter o maior número de leads em compradores. A Lands – Agência Web é especializada em marketing e poderá fazer a sua empresa crescer da forma desejada, com o custo baixo do Inbound, unido com a “onipresença” do Outbound.