Marketing de conteúdo: como fazer e como controlar

Data: 13/04/2016 Autor: Leonardo Fernandes Borges Categoria: Marketing Digital Visualizacoes: 506
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A sua empresa deu o primeiro passo para entrar no mundo online de vendas e/ou captação de usuários e leads, que é a criação de um site ou blog para haver uma maior interação com o cliente. Mas é sabido que o site por si só não se comunicará com o cliente da maneira que queremos e ele não captará leadssem que seja trabalhado a geração de conteúdo nele.

Seu site é a “manequim” da sua empresa na internet e, por isso, ele deve passar credibilidade e confiança para aquele que o acessa e, vários fatores contribuem para isso, como estética, facilidade de uso, mas o que é principal para um site confiável é o conteúdo contido nele.

Contudo, não é fácil produzir um conteúdo de qualidade sem que haja profissionais de qualidade trabalhando especificamente nisso, com o objetivo de melhorar a visibilidade da empresa na internet, otimizando também o SEO do site, que torna o site mais visível em buscas como a do Google, por exemplo. O mecanismo de busca mais usado no mundo tem um filtro de conteúdo e privilegia aqueles que produzem conteúdo original e de qualidade, concedendo a estas páginas da web um lugar mais agradável nas buscas.

Bom, aí você contratou uma agência para ficar responsável pela imagem da sua empresa e essa agência trabalhará da melhor forma possível para que a visibilidade e as visualizações do seu site aumentem, mas como você, junto com a empresa contratada, poderão controlar o conteúdo e saber quais decisões tomar para que a empresa continue crescendo de maneira constante, porém duradoura?
Existem formas de controle que são muito importantes e que devem ser levadas em conta sempre, visto que elas vão te ajudar a ter noção do que precisa ser melhorado e o que já melhorou na sua página da web.

O fator mais visível e, muitas vezes, o único a ser considerado (erroneamente) é o número de visitantes ao site e o número de vendas, no caso de um e-commerce. Este ponto é muito importante, mas não deve ser o único analisado, visto que as redes sociais são muito importantes e devem ser avaliadas também.

Analise também a quantidade de compartilhamentos e o quanto a sua empresa é comentada nas redes sociais, afinal o alcance orgânico (sem o uso de artifícios pagos) tem um potencial muito grande de divulgação se a sua empresa é bem falada. Outra ideia legal para a sua análise é a criação de um formulário de contato ao final das suas publicações do seu blog ou site, para que você possa saber a quem está realmente agradando e quantas pessoas estão realmente lendo o conteúdo produzido. Esse tipo de monitoramento também pode ser realizado pelo uso de cookies e de scripts específicos para acesso via celulares e tablets.

Por fim, é necessário concluir que todo esse processo dificilmente poderá ser feito com a ajuda de pessoas sem experiência na área. Sua empresa precisa de uma agência de marketing que fique responsável pelo conteúdo e que não gere maiores preocupações para você e sua equipe. A Lands -  Agência Web é especializada em marketing digital e de conteúdo e é a agência certa para fazer a sua empresa crescer e se tornar visada no mercado online.