Você sabe o que é Briefing?

Data: 11/04/2016 Autor: Felipe Zimmermann Arruda Categoria: Curiosidades Visualizacoes: 352
img/landsdig_blognovo/211_post_5427.jpg

Um bom briefing é essencial para um projeto bem feito para ambas partes, tanto para cliente e para a agência. Mas afinal o que é um briefing?

Briefing vem da Palavra inglesa que significa: “resumo” em português. Na realidade o mesmo se baseia em uma série de perguntas que se forem respondidas com precisão pelo cliente, irão poupar muito tempo de pesquisa e "refação", porque são perguntas que vão direto ao ponto, direto ao que o cliente espera. Tanto para um hotsite ou um projeto maior, as perguntas se baseiam nas mesmas estruturas, claro que algumas perguntas podem ser mais específicas. Separamos 5 perguntas básicas, que normalmente são feitas pelo atendimento sobre o briefing.

O que? 
O que vamos oferecer, no caso de um site, como deve ser realizado, se será responsivo ou adaptativo, se ele vai ser um portal de notícias, blog, site, ou um hotsite. 

Por quê? 
A principal pergunta que você pode tirar dessa pergunta é: “Qual é o objetivo do seu site?” Se o objetivo do seu site é vender, mostrar a empresa, oferecer um produto, lançar um marca nova no mercado. O cliente aqui vai responder se há um slogan, porque está querendo promover sua marca, porque seu negócio não está alavancando, aqui é a parte onde é enxugado o máximo de informações sobre a empresa do cliente.

Onde?
Onde o seu site será mostrado? Isso altera drasticamente as cores e o estilo de sua criação, se será voltado a um público infantil, para um público de poder aquisitivo maior ou menor, etc.

Como?
Uma das partes mais importantes, as principais perguntas para que não se tenha retrabalho. Exemplos: ”Existe um estilo que deseja seguir?“, “Quais são suas marcas de referência?“, “Quais cores você não quer utilizar?“. 

Quando?
Qual será o prazo para entrega para o projeto? Se a resposta do cliente for: para ontem, para semana que vem, já pode parando por ai hehehe, clientes muitos apressados normalmente são os chamados de “clientes monstros” mas isso não vem ao caso.

Por fim, vale a pena ressaltar que para um briefing bem feito, não pode ser excessivamente técnico, cada empresa e tipo de produto, possui um briefing adequado. Essas 5 perguntas são chaves para elaborar um projeto, porém cada uma dessas perguntas possui subdivisões, portanto, não perca tempo, seja objetivo nas suas perguntas e nas suas repostas. Para ter um briefing bem elaborado nós da Lands Agência Web podemos te auxiliar, entre em contato conosco e conheça nossas soluções.