E aí você já ouviu falar em BRANDING e ficou boiando?

Data: 11/04/2016 Autor: Leonel Alfredo Landskron Categoria: Análise Tags: branding ,estratégias Visualizacoes: 479
Maravilha pessoal, satisfação, durante três semanas estarei publicando uma série de três posts falando sobre BRANDIG e assuntos correlatos...

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BRANDING PARTE 1

Antes de entrarmos no BRANDING preciso falar um pouquinho de MARCA e LOGOTIPO, há uma enormidade de matérias e artigos sobre o assunto na internet que estão sempre mostrando a forma correta, LOGOMARCA ou LOGOTIPO?

Na verdade, o termo é formado pela união de duas palavras: logo + marca. “Logos” vem do grego e significa significado, conceito. Marca origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo”. Sendo assim, logomarca significaria “significado do significado”, o que não faz sentido. Portanto, por via das dúvidas as pessoas costumam se referir a qualquer um dos casos com a expressão “logo” já que a diferenciação descrita pelos neologistas não é totalmente aceita por correntes mais tradicionais.

Dessa forma, a definição mais bem aceita atualmente é:

- Logotipo é a identificação da empresa feita por letras
- Símbolo ou Marca é um desenho que identifique a empresa
- Logomarca é a união do símbolo ou marca com o Logotipo.

Logotipo é a representação mais aceita pelo mercado publicitário, por ser a mais antiga. Muitos consideram a logomarca como um neologismo, ou uma palavra inventada para representar uma nova forma de logotipo.

Esta corrente defende que o logotipo é a marca da empresa escrita em uma determinada forma. Utiliza-se uma família de tipos ou de fontes específica que caracterizem a empresa. O Logotipo é portanto, uma forma em que pode ser lido o nome da empresa.

Quanto aos desenhos avulsos, utilizados na identificação das empresas, são chamados pelo mercado de símbolos ou marcas. Podem ser desenhos geométricos, sinais, representações, animais, ou qualquer outro, desde que não utilizem o nome da empresa por extenso e por serem símbolos, são convencionados. Por exemplo APPLE: a maçã pode remeter à empresa, já que em inglês, tanto o símbolo como o nome da empresa se referem à expressão "Apple".

Entretanto, especialistas afirmam que se o nome da empresa é formado por letras se trata de um logotipo (um logo formado por tipos) e se houver desenhos ou estilização, será uma logomarca (logo formado por marca).

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Legal pessoal, agora sim vou entrar no mérito do BRANDING que abordamos no título deste artigo... então, mãos a obra!


MARCA e LOGOTIPO

O logotipo é muito importante para as marcas, mas lembre-se que a marca não é apenas o logotipo.

 
MARCA ou BRAND

Uma marca ou brand é a percepção dos consumidores sobre um produto, serviço, experiência ou organização. Não o que os profissionais de marketing pensam que a marca é, mas o que ELES, os consumidores acham que ela é:

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A MARCA COMO SOLUÇÃO

Para a American Marketing Association, branding não é fazer com que um consumidor escolha a sua marca ao invés da marca concorrente. É fazer com que um potencial consumidor perceba a sua marca como a única solução para o que ele busca. A única escolha lógica para o que ela está oferecendo.

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BRANDING

É um sistema de comunicação que deixa claro porque a marca importa. É comunicar algo que atraia os consumidores para a marca.

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Não é apenas diferente, o consumidor tende a ser atraído para o que é diferente, tem que ser relevante...tem que ser solução.
 
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Branding é atrair esses consumidores para a sua Brand. É o trabalho mais relevante e de maior ROI que um profissional de marketing pode fazer.

 
SIMPLIFICANDO BRANDING

De forma simples, Branding é a atividade de gestão de marcas. Trata portanto de cuidar de todos os pontos de contato entre um consumidor e a marca, ou seja:

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Por enquanto é isso pessoal, na semana que vem irei postar a segunda parte do artigo, onde falarei sobre o BRANDING estrategicamente falando!!
Abraço a todos, a Lands Agência Web faz análise de marca e desenvolvimento de logo... Sintam-se a vontade para nos enviar perguntas e questionamento, basta acessar nosso formulário de contato no nosso blog ou website.