5 dicas úteis à você que deseja integrar seus sistemas

Data: 05/04/2016 Autor: Gustavo Vedana Erckmann Categoria: Dicas Tags: Integração Visualizacoes: 429
img/landsdig_blognovo/207_post_6353.jpg

Com o número de sistemas em constante crescimento, a necessidade de integração/comunicação entre eles vem se tornando cada vez maior. Porem sempre há uma dificuldade imensa em saber quando integrar e o que integrar! A seguir vou passar algumas dicas que podem ser úteis à você que deseja integrar seus sistemas.

01 - Não queira integrar tudo de uma vez só:
Não queira resolver todos os problemas e atender a todos os requisitos possíveis e imagináveis em um único projeto de integração. Isso tende a deixar seu projeto mais caro, complexo, com funcionalidades que nunca serão ocupadas de verdade, e com um desempenho abaixo do esperado. Portanto, antes de iniciar a integração, contrate um profissional experiente para fazer uma análise do que realmente é essencial para que sua integração seja prática e útil.

02 – Defina um responsável da sua equipe pelo projeto que tenha tempo para atender aos desenvolvedores:
É essencial que a comunicação entre desenvolvedores e sua empresa seja constante e rápida. Dúvidas irão surgir e estas precisam ser sanadas o quanto antes e de forma correta, pois podem acarretar em erros ou atrasos no projeto. Se não possui ninguém com este perfil, tente tirar um tempo você mesmo neste período de desenvolvimento.

03 – Cuide da segurança
Já reserve um pouco a mais de recursos para investir na segurança de sua integração, afinal são os dados de sua empresa que estarão circulando na nuvem. Além dos tradicionais recursos de proteção do ambiente de integração com senha, é recomendável que todo o tráfego de dados seja criptografado.

04 – Analise o custo X benefício
Uma integração de sistemas pode custar caro, antes de inicia-la tente por na balança o investimento X retorno que a integração trará. Este retorno nem sempre é monetário, pode ser simplesmente em atender melhor seu cliente, ou minimizar os erros de cadastro, por exemplo.

05 – Imperceptível
Uma integração ideal deve ser automática e imperceptível, ou seja, você não precisa dar nenhum comando, apertar nenhum botão. Você trabalha normalmente enquanto ela acontece sem falhas. Você deve confiar 100% no seu sistema de integração, caso contrário, algo está errado, já pensou trabalhar sempre com a pulga atrás da orelha?
 
A Lands Agência Web possui experiência na integração de sistemas, entre em contato!