Como Fazer um Plano de Marketing!

Data: 01/04/2016 Autor: Leonel Alfredo Landskron Categoria: Análise Tags: marketing Visualizacoes: 613
Salve, salve galera... hoje vou explanar um pouquinho sobre planejamento de marketing digital, normalmente os empresários pensam que é só sair fazendo peças legais e movimentar as redes sociais e canais... mas vou mostrar que precisamos ter uma análise de consultiva antes de executamos qualquer ação propriamente dita!

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Plano de Marketing
Basicamente dividimos em dois aspectos:
 
       Estratégico: Que consiste na análise da situação e oportunidades do mercado determinando as estratégias a serem desenvolvidas.
       Tático: Se referem às ações operacionais a serem executadas em decorrência das estratégias determinadas, como precificação, determinação de canais, contração de agências e fornecedores para executar as ações, etc...


 
 
Introdução
       É um resumo do plano de marketing e deve apresentar os motivos e objetivos da elaboração deste.
       Empresa/produto;
       Principais motivos que justifiquem a elaboração do plano;
       Objetivos do plano;
       Principais fatos e análises do plano;
       Estratégias de marketing a serem implantadas
Nota: É importante que a introdução dê uma visão geral sobre o plano, de forma que quem leia saiba exatamente o que motivou a elaboração dele, quais os objetivos a serem alcançados (ou problemas a serem resolvidos), principais análises e resultados e estratégias propostas.
 
 
Análise do Macro Ambiente
       Analisa todas as variáveis do “Macro Ambiente” e os impactos que exercem sobre a empresa/produto.
       Políticas;
       Econômicas;
       Sociais e culturais;
       Demográficas;
       Tecnológicas
       Naturais
 
Análise do microambiente
       Mercado
       Concorrência
       Público-alvo 
 
Matriz SWOT
       Após relacionar os dados referentes a forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, eles devem ser distribuídos na matriz de SWOT.
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Objetivos e metas de marketing
       Um plano de marketing é desenvolvido quando existe um problema a ser resolvido ou um objetivo a ser alcançado no mercado.
       Para cada objetivo/meta em relação a um público-alvo, é necessário desenvolver um plano de marketing.
 
Estratégias (mix de marketing)
As estratégias são traçadas com o mix de marketing para atender aos objetivos de marketing.

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Planos de ação (tático-operacionais)
       Os planos de ação são a parte tático-operacional do plano de marketing e determinam como a estratégia será operacionalizada.
       Cada ação relacionada nas estratégias do mix de marketing deve ter um plano de ação que determine como será executada.
O plano de ação para cada estratégia determinada deve responder às seguintes perguntas:
       O que deve ser feito para executar a estratégia?
       Quando deve ser feito?
       Quem deve fazer?
       Quanto custará?

Orçamentos e cronogramas
       Neste estágio são feitos os gráficos de alocação dos programas de ação determinados no estágio anterior, de forma cronológica, física e financeira.
       Eventualmente, conforme a alocação de recursos e finanças ao longo do tempo reveladas pelos gráficos, pode ser necessário voltar e reavaliar os planos de ação ou estratégias.
       Se não houver limitações, o cronograma deverá ser executado.
 
Avaliação e controle
       Todas as ações do plano de marketing devem ser passíveis de mensuração por indicadores que permitam controle e avaliação para possibilitar futuros ajustes.
       Todas as avaliações resultantes do controle do plano, o que deu certo e o que deu errado, o que pode ser melhorado, devem ser anotadas de forma a orientar futuros planos, fazendo-se os ajustes necessários.

De forma bem rápida e objetiva esta é a receita de bolo para se ter sucesso no planejamento de marketing.

Precisando de uma equipe empenhada e com know-how nós da Lands Agência Web estamos a disposição!