Alto Impacto SEO em 5 minutos

Data: 26/03/2016 Autor: Leonel Alfredo Landskron Categoria: Análise Tags: análise de sites ,seo Visualizacoes: 791
img/landsdig_blognovo/200_post_2777.jpg

E aí, quer aprender como auditar seu website? E obter...

img/landsdig_blognovo/200_post_7052.jpg

Um certo dia descobri o que eu estava fazendo de errado em um website de um cliente...
 
Apesar de meses de criação de conteúdo, construção de links, fazendo Landing Page (SEO) e pesquisa de palavras-chave neste website e blog, ambos estavam ficando totalmente fora das buscas do Google.
 
A única coisa que eu pensava naquele dia era...
 
"Será que eu e minha equipe sabemos fazer isso bem o bastante para estarmos indexando o website no Google!"
 
5 minutos mais tarde eu encontrei o problema. Não era que ele não estava indexando no Google, era completamente o oposto.  :)
 
Mas, em instantes falo sobre isso...
 
Primeiro, quero mostrar a todos vocês a forma simples pela qual eu encontrei o problema...

 
Dois passos para Auditoria em seu SEO
 
Esqueça pesquisa palavra-chave, marketing de conteúdo e de geração de links... por agora.
 
Nada disso importa se você tem problemas na indexação do Google. :)
 
Reserve apenas 5 minutos ou menos para passar por este exercício comigo ... o seu negócio vai agradecer. :)
 
Passo 1 - Digite o operador “site:” (sem as aspas) na caixa de pesquisa do Google.
 
Visite google.com e digite o seguinte :
site: seudominio.com.br , onde seudominio.com.br é o domínio do seu website. Não inclua quaisquer espaços, ou até mesmo os http:// ou www. - É importante digitá-lo exatamente como eu mostro acima.
 
Abaixo é como o operador da query “site:” deve parecer para landsdigital.com.br,
 
img/landsdig_blognovo/200_post_770.jpg

Pressione a tecla ENTER para procurar e você vai ver os resultados da pesquisa do Google que neste caso são restritos apenas ao seu site.
Em outras palavras, estas são as páginas que são elegíveis para receber a pesquisa/tráfego. Se ele não está indexado - não vai receber o tráfego do Google.  :(
 
Passo 2 - Visualize o Nº de resultados que o Google retorna.
 
img/landsdig_blognovo/200_post_1623.jpg

Você provavelmente vai ter menos ou mais que 6.430 resultados no índice do Google. Mas aqui vai a pergunta... 
Você está surpreso com o que você vê nesta auditoria rápida SEO? 
Será que os números que parecem estão corretos? 
Há  bem menos páginas indexadas no google do que você pensou ter? Muito mais né?
 
Nota: Especialmente para locais maiores, esse número é uma estimativa do número de páginas indexadas pelo Google. Mas quanto maior for o seu site, mais importante ou maior relevância terá para o Google. Ok , vamos verificar algumas situações que podem ser analisadas através do operador...  

 
E se eu não visualizar nada na indexação do Google?
 
img/landsdig_blognovo/200_post_4066.jpg
 

Não entre em pânico... ainda... rsrsrs.
 
Primeiro, verifique se você digitou o operador site: corretamente no Google. (Consulte o Passo 1)

Em seguida, faça estas perguntas:
 
Será que eu fiz alguma coisa no meu site para que o Google proibisse a indexação dele?
 
Pergunte-se:
Executo scripts para construção de links?
Utilizo algum mecanismo de disfarce no site?
Estou escondendo texto dos buscadores?
 
Ações que devem ser tomadas: Verifique o Google “Webmaster Tools” para notificações previstas e cheque o manual “ações de relatório”.
 
Se você visualizar alguma penalidade grave, considere um Pedido de Reconsideração Google.
 
Importante: Pergunte-se, estou restringindo o acesso ao Google e/ou outros motores de busca?
É bem provável que você ou alguém tenha tomado medidas para manter a pesquisa dos motores fora de seu site.
 
Então tome esta Ação: Verifique se o seu arquivo robots.txt, visitando... seudominio.com.br/robots.txt, onde seudominio.com.br é o domínio do seu website. Certifique-se de que você não está restringindo o acesso aos motores de busca. Por exemplo, a seguinte sintaxe em seu arquivo robots.txt irá restringir o acesso a todos os motores de busca ... Agente de usuário: * Disallow: / Clique para mais informações sobre como interpretar o arquivo robots.txt.
 
Nota: Em algumas plataformas facilitadoras no desenvolvimento de sites você vai se deparar com a informação/comando abaixo:
 
Wordpress: Desabilitar indexação de buscadores
Wordpress: Desabilitar indexação de buscadores
 

E então você deve estar se perguntado, mas por que os motores de busca devem ser restringidos para buscas em todo o website?
 
Geralmente porque o desenvolvedor restringiu o acesso, :) enquanto o website estava sendo construído e esqueceu de retirar as restrições quando o website foi concluído. Isso acontece mais do que você pensa. 


E se eu não visualizar todas as minhas páginas no índice do Google?
 
Lembre-se que, especialmente para locais maiores, o índice do Google só gera uma estimativa.
Dito isto, averiguando através dos resultados de pesquisa do operador site:
 
Podemos revelar graves problemas com a rastreabilidade do seu website. 
 
Por exemplo: Você pode encontrar diretórios inteiros (pastas) do seu website que não estão indexando. Ou, você pode perceber que páginas importantes não estão indexando no Google.
Você simplesmente pode verificar se as páginas específicas/importantes estão indexando no Google usando o operador “site:” conforme abaixo:
 
Verificando Indexação de páginas específicas
Verificando Indexação de páginas específicas
 

Ação a ser tomada: Verifique o seu arquivo robots.txt para garantir que você não tenha diretórios inteiros sendo restringidos.
 
Por exemplo: Logo abaixo a sintaxe em seu arquivo robots.txt irá restringir o acesso do Google a todas as páginas na pasta /produtos/ ... User-agent: Google Disallow: /produtos/
 
Em segundo lugar, utilize uma ferramenta como Copyscape para garantir que você não tenha problemas com conteúdo duplicado. O Google não quer incluir múltiplas cópias do mesmo conteúdo na indexação dele! Se você tem conteúdo duplicado em seu website ou em outros websites na web, o Google pode resolver retirar as suas páginas da indexação. :)
 
Por último, verifique o código fonte da(s) página(s) em questão e garanta que você não tenha uma diretiva "noindex" na página.
 
Será parecido com isto ...
 
 
Com esta TAG no código fonte da sua página, o Google (e outros motores de busca) não indexarão a sua página. 


E se eu visualizar muitas páginas no Índice do Google?
 
Tendo muitas páginas na indexação do Google que não têm valor, pode ser tão prejudicial quanto as outras situações que falamos aqui. Na verdade, aqui está a situação que comentei na abertura deste post...
 
O website deste cliente continha um plug-in que foi utilizado para construir páginas de eventos relacionados à empresa.
 
Até aí tudo bem, certo?
 
Não muito. Este plug-in tinha gerado uma página no website para cada dia para os próximos 30 anos!
Quando eu fiz o operador "site:" eu encontrei mais de 10.000 páginas de eventos que continham critério zero, ou seja, com a mesma "META TAG" título e descrição.
Contamos cerca de 100 páginas no website que continham conteúdo de alta qualidade que gostaríamos que o Google indexasse.
 
Como resultado ... o site, de forma gráfica, ficou assim para o Google ...
 
Resultado negativo das 10.000 páginas
Resultado negativo das 10.000 páginas
 
 
Resumindo – O Google não gosta disso. Sério... nós retiramos o plugin (e fizemos alguns redirecionamentos 301, saiba o que é aqui) e como num passe de mágica o SEO melhorou quase que imediatamente.
De repente, o Google começou a encontrar claramente as páginas relevantes para este website deste cliente.
 
O que fazer: Primeiro de tudo, certifique-se que você não está bloqueado no Google. Infelizmente esta é a razão mais comum que você encontrará... e você não imagina a grande quantidade de páginas indexadas desta forma no Google.

 
Independentemente disso tudo, CERTIFIQUE-SE E FAÇA ISSO…
 
Execute o operador/função “site:” e navegue através das páginas indexadas no Google.
 
Olhe para qualquer coisa fora do comum e consulte um profissional de SEO se você ver qualquer coisa que possa ser prejudicial/incomum. Ou, se você tiver como corrigir sozinho, faça o mais rápido possível... :)
 
OK Pessoal pra finalizar... hora de pedir o jantar para as crianças. :)
 
Imagine que estou em casa e resolvo perguntar pra minha galera o que querem que eu “faça” para o jantar... :) Hummm... querem fritas com bacon e cheese burguer... Boa pedida!! Olha só como vou procurar...
Neste caso a busca está relativamente fraca com apenas 26 resultados, além de direcionar o usuário para a seção de pizzas, onde o usuário não quer chegar... Este seria um caso sério para melhorar o SEO (Search Engine Optimization).
 
Erros: comaonline.com.br
Erros: comaonline.com.br
 
Ou se você resolveu virar vegetariano, que não é o meu caso e quer uma busca mais superficial no ifood.com... peguei este somente como exemplo, :) e quer procurar exatamente por “comida vegetariana” dentro do website de delivery:
 
Erros: ifood.com.br
Erros: ifood.com.br

Na imagem acima percebam que são 157.000 resultados relevantes para o Google dentro da plataforma, muito bom, certo? Nada, cadê o ifood? Outras empresas estão mais organizadas e possuem maior relevância para o conjunto de palavras chave... Sacou?
 
É isso aí pessoal espero ter agregado valor a vocês e conseguido passar da forma mais didática possível, como verificar e buscar dentro do seu próprio site para poder questionar o seu desenvolvedor e também para encontrar as informações mais facilmente utilizando o algoritmo de indexação do Google.

Qualquer dúvida ou objeção comentem aqui no post!
 
Um forte abraço a todos. Fiquem com DEUS!

Dicionário de Dados:

Indexando/Indexação = substantivo feminino

ação ou efeito de indexar.
- bibl ordenação em forma de índice; classificação.
- bibl inclusão de índice em.

Sintaxe = 
substantivo feminino

- gram parte da gramática que estuda as palavras enquanto elementos de uma frase, as suas relações de concordância, de subordinação e de ordem.
- ling componente do sistema linguístico que determina as relações formais que interligam os constituintes da sentença, atribuindo-lhe uma estrutura.

SEO = (Search Engine Optimization)

- É a sigla para "Search Engine Optimization", que significa "otimização para mecanismos de busca", ou otimização de sites. SEO é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

TAG 
- Uma tag, ou em português etiqueta, é uma palavra-chave (relevante) ou termo associado com uma informação (ex: uma imagem, um artigo, um vídeo) que o descreve e permite uma classificação da informação baseada em palavras-chave.

META = (Metadados)

- Ou meta tags são linhas de código HTML que, entre outras coisas, descrevem o conteúdo do seu site para os buscadores. É nelas que você vai inserir as palavras-chave que facilitarão a vida do usuário na hora de te encontrar, por exemplo. Por meio delas, você pode também "assinar" seu site, declarando sua autoria sobre o código fonte.

Landing Page = (Página de aterrissagem)

- Landing page é a página de destino ou página de entrada, é a página por onde o visitante chega a um site, quando um usuário clica em um resultado de busca ou em um anúncio de banner ou links patrocinados, eles são direcionados para as landing pages.

QUERY = (Conjunto se instruções)

- Resumidamente é um Conjunto de instruções que permite extrair repetidamente determinado subconjunto de dados.