Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

Data: 23/03/2016 Autor: Leonardo Fernandes Borges Categoria: Curiosidades Visualizacoes: 395
img/landsdig_blognovo/198_post_8352.jpg


Todos sabemos que é fundamental para uma empresa possuir um website, mas quando vamos colocar essa ideia em prática, pensamos que além de possuir um site, precisamos de um domínio e de uma hospedagem. Afinal, qual a diferença entre esses dois termos tão populares quando o assunto é a inserção de informações sobre a sua empresa na internet? Este post vai ajudá-lo a entender um pouco melhor o que estas duas palavras representam.

O que é domínio?
O domínio nada mais é que o seu nome, ou da sua empresa, com uma terminação que pode caracterizá-lo ou não. Se pensarmos no exemplo mais popular, como o domínio da Google do Brasil, que é google.com.br, veremos duas terminações após o nome da empresa, .com e .br.
A terminação .com tem como significado principal a ideia de comercial, ou seja, é indicado para sites comerciais, sejam eles institucionais de alguma empresa ou para vendas diretas, como e-commerces. Outras terminações podem ser usadas ao invés de .com, como .org (para organizações), .edu (para sites ligados à educação) e a lista é quase infindável.
Já a terminação .br indica a localização do seu site, ou seja, .br indica que o seu site é brasileiro, assim como .cn indica origem chinesa. Como citei anteriormente, as terminações não necessariamente caracterizam um site, pois o domínio .com, por exemplo, não é restrito ao uso comercial, permitindo que qualquer pessoa (física ou jurídica) compre e use o mesmo para qualquer outro fim.

E a hospedagem?
Agora que você já sabe um pouco sobre domínio, vou te mostrar uma breve explicação sobre hospedagem, que pode ser chamada de "casa" do seu site. A hospedagem, como o próprio nome sugere, é onde o seu site vai permanecer, de forma que fique disponível ao acesso de qualquer pessoa e de qualquer lugar.
Além disso, um bom serviço de hospedagem lhe proporcionará benefícios como cópias de seguranças de todos os seus dados para evitar perdas, suporte para os momentos mais difíceis, caixas postais eletrônicas (e-mails empresariais), entre outros serviços que facilitarão a sua vida na hora de hospedar o seu site.
Bom, agora que você já sabe um pouco sobre a diferença de domínio e hospedagem, já sabe como proceder da maneira correta para que seu site esteja na rede do jeito que você sempre quis e com o nome que você desejar, nós da Lands Agência Web somos especialistas nisso, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas.