Qual a diferença entre Design Responsivo e Design Adaptativo?

Data: 21/03/2016 Autor: Felipe Zimmermann Arruda Categoria: Sites Visualizacoes: 690
img/landsdig_blognovo/196_post_14621.png


Olá leitor do blog, antes de tudo irei começar me apresentando, me chamo Felipe e trabalho com web profissionalmente a 4 anos, sou webdesigner e programador front-end. Nesses 4 anos aprendi de tudo um pouco sobre web, o que na minha opinião é fundamental para que você consiga o resultado esperado pelo seu cliente. Pois bem, vamos ao que interessa e que está no título desse artigo, “a diferença entre Design Responsivo e Adaptativo”.

O que é um site responsivo?
Por definição “site responsivo” é o website que tem seu layout pensado e preparado para que seja visualizado da mesma forma em um computador, em um tablet ou em um celular, porém em um celular/tablet, as informações mudam de posição, mas preserva o tamanho das informações. É comum acharem que, se seu site roda no celular, ele é responsivo. Todo site funciona no smartphone, porque se trata de um browser igual ao do computador. No entanto, quando ele não é responsivo, o usuário tem que usar o zoom sobre as informações do website para que consiga navegar.

Um exemplo de um site responsivo sendo visualizado em um computador
img/landsdig_blognovo/196_post_9589.png
Perceba que ao visualizar no computador nada se modifica

Já agora se abrirmos o mesmo site em um celular: 
img/landsdig_blognovo/196_post_7298.jpg
O mesmo modifica o tamanho das caixas, fontes, para um melhor visualização, navegação e todos os dados exibidos no site original são exibidos no responsivo.

Site Responsivo x Site Adaptativo
Site adaptativo na verdade, não é nada mais, nada menos que ter um site para computador e um site mobile implica em dois layouts e dois desenvolvimentos distintos. Grandes empresas de e-commerce costumam ter um site convencional (“não responsivo”) e um site mobile, para garantir a melhor navegação possível. É o caso de e-commerces como Walmart, Americanas e Submarino.

Um exemplo de um site adaptativo sendo visualizado em um computador
img/landsdig_blognovo/196_post_12818.png

Porém se abrirmos o mesmo celular adaptativo em um celular ou tablet
img/landsdig_blognovo/196_post_12806.jpg

Quando o servidor das Lojas Americanas reconhece que o dispositivo que está acessando é um smartphone, ele envia então para a versão mobile. Se fosse um site responsivo seria a mesma versão desktop, só que com técnicas para que o layout se ajuste no próprio browser.

A diferença entre um site responsivo e um site adaptativo é grande. Tecnicamente, é 100% diferente. Visualmente nem tanto, porém não é tão viável a criação de um site adaptativo, pois gera uma forma de conteúdo duplicado na rede (o que não é bom para nosso amigo Google),  no caso se você enviar um link diretamente de um celular para um amigo que esteja no desktop, ele receberá um link do site em mobile e irá abrir um site pequeno o que resultará em frustração para o usuário. No fim das contas, um site responsivo na maioria dos casos será mais moderno e viável, tanto para quem desenvolve para quem paga. 

Se ainda ficou com dúvidas procure uma empresa para entender seu projeto e lhe indicar o melhor caminho. Nós da Lands Agência Web podemos te ajudar com isso, entre em contato conosco!