Aprenda - Como escolher seus canais de mídia social.

Data: 15/02/2016 Autor: Leonel Alfredo Landskron Categoria: Redes Sociais Visualizacoes: 839

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Cuidado que isso poderá ser um choque muito grande... 

Primeiro: O que é Mídia Social? 

"É o que inclui não só as redes sociais, mas também blogs, wiki’s e sites de compartilhamento. As redes sociais da internet são os serviços criados com o propósito de facilitar as relações sociais de pessoas que compartilham os mesmos interesses, experiências ou ainda conexões na vida real". 

Uma fonte de tráfego não serve para todos. Levante suas mãos se você já ouviu isso antes! 

"A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar o seu mercado". 

Mas como você realmente vai obter esse feito? 

Estou aqui para compartilhar como fazemos para encontrarmos o mercado ou público alvo para nossos clientes. 

Mas primeiro o que você precisa saber é...  

Como falhar na internet.

Toda empresa se comunica com ou para públicos diferentes! Certo? Você deve gerar tráfego nas plataformas onde o seu público está, ou seja, "onde a galera está"

Imagine se você criar uma mensagem de marketing perfeita, mas , em seguida, deixar de colocá-la na frente do público certo, toda a sua campanha irá falhar.  

Por exemplo...

Tentando vender acessórios para Apple exibindo anúncios do Google Adwords em um blog sobre PC, com certeza acabaria em desastre e dinheiro jogado "literalmente" fora, fora não, enriquecendo ainda mais a  GIGANTE Google.

Você sabe... o proverbio? "Você não pode vender gelo para um esquimó".

Mas a estratégia continua a mesma...

Estratégias de tráfego conceituais, como "O Processo de Pixel " ou “Boomerang Retargeting” são aplicáveis não importa qual mercado você está inserido. 

Essas estratégias são aplicáveis em todas as fontes de tráfego. Para saber mais sobre essas leis universais de tráfego , leia estes artigos ...  

O "Processo de Pixel " : Como “Marketer Digital” Obtém 81% mais ligações e 38% mais vendas de tráfego pago (em inglês)  

Como conetar um funil de vendas avançado com Facebook Retargeting (em inglês) 

Mas o tráfego é uma mercadoria. Um clique é um clique. Vemos tráfego como uma torneira de água. Os gringos chamam de “Store Traffic”. 

Mas que "Store Traffic" é ideal para você? 

Você compra o tráfego quando você tem uma oferta que você sente ser atraente para um determinado mercado.

Você compra o tráfego, onde esse mercado está movimentado para que você possa mostrar a sua oferta para eles.

Uma das maiores questões é: "Onde devo começar a gerar o tráfego?" Ótima pergunta! Eu tive a mesma pergunta quando eu comecei a gerar tráfego. Para a maioria das situações, eu recomendo começar com Facebook porque ...

       •  A plataforma de anúncios é fácil de usar. *Isto é importante, especialmente se você é um novato em tráfego.

       •  As opções de segmentação são infinitas. Com o número de opções de segmentação à sua disposição no Facebook - você pode encontrar o        seu mercado-alvo com facilidade.

       •  Facebook no brasil tem 83 milhões de usuários; há um monte de espaço para escalar na plataforma.

Mas atenção o Facebook não é para todos. Facebook começou a reprimir e proibir anunciantes. Mercados como o de namoro ou perda de peso já não podem mais anunciar no Facebook.  

Então agora vamos responder a essa pergunta com uma pergunta... 

Onde está o seu mercado?

Se você estiver olhando para comprar o tráfego , você quer fazê-lo de uma fonte que irá ajudá-lo a atingir o seu mercado .

Infelizmente, não há uma resposta fácil para isso. Eu não encontrei uma ferramenta que informa qual plataforma para usar para atingir um mercado específico. 

É preciso pesquisa. Leva tempo. É preciso pensar. 

Mas, a pesquisa não poderia ser mais importante. Novamente, se você criar a mensagem de marketing perfeito, mas , em seguida, deixar de colocá-lo na frente do público certo , a sua campanha irá falhar. 

E então como você encontrará o seu mercado? 

Primeiro, você precisa pensar sobre quem é seu mercado... 

Qual é a sua idade, sexo, renda?

Sites como Twitter , Pinterest , YouTube , etc. tem agregado milhões de usuários - mas cada plataforma tem suas regiões demográficas um pouco diferentes. Esta informação demográfica ampla irá te ajudar a decidir sobre qual plataforma escolher.

Informações mais específicas, como ...

Quais são os seus hobbies?

A TV mostra o que quando eles assistem?

Que figuras de autoridade eles seguem?

Que livros eles leem?

Tudo isso pode ser usado para encontrar seu público-alvo, uma vez que você tenha decidido sobre uma plataforma.


Nós gostamos de começar com Alexa.

Esta ferramenta irá dar-lhe dados demográficos sobre sites em toda a web. Veja a relação de cada rede social com a tráfego Masculino e Feminino e outras informações relevantes para cada plataforma:

Pinterest

Infográfico Pinterest
Infográfico Pinterest

Como vocês podem observar, se você quer divulgar um produto estritamente para o público feminino, com certeza o pinterest é a rede social ideal. Na verdade referências visuais resumem bem o propósito dessa rede social. Pessoas que compõem o Pinterest efetuam PINS e compartilham gifs, infográficos, imagens e tutoriais de acordo com seus interesses. Nessa rede social é possível postar elementos em painéis divididos em categorias. As principais delas são: tecnologia, comida, viagens, vestimentas, decoração, bem-estar, automobilismo.

Facebook

Infográfico Facebook
Infográfico Facebook

Podemos observar acima que pessoas do gênero feminino estão utilizando o facebook mais que as pessoas do gênero masculino! Essa rede social tem como principal objetivo estreitar as distâncias e incentivar o relacionamento pessoal. Além disso, traz ferramentas de gestão, e-commerce, publicidade e análise de resultados, que são ótimas para fazer estratégias de marketing de conteúdo precisas.

Instagram

Info Gráfico Instagram
Info Gráfico Instagram

Então, as mulheres também estão dominando esta rede social, que basicamente disponibiliza um aplicativo para android e iphone, onde as pessoas podem registrar fotos e gravar vídeos diretamente de sua interface e compartilhar em sua conta do instagram. É possível seguir pessoas e ser seguido, compartilhar fotos e vídeos a vontade.

Youtube

Infográfico YouTube
Infográfico YouTube

No caso do youtube, maior plataforma de vídeos do mundo, pessoas do gênero masculino tem uma ligeira aciduidade. No youtube é necessário ter uma conta google para que possa começar a efetuar upload dos seus vídeos, mas para conseguir popularidade tens que produzir vídeos com boa qualidade de imagem, áudio e ter muita percistência.

 LinkedIn

Infográfico Linkedin
Infográfico Linkedin

O LinkedIn é uma rede social que está de forma gradativa ganhando audiência dos brasileiros. É basicamente uma rede social onde você pode criar sua identidade profissional online e manter contato com colegas de classe e de trabalho. Você pode encontrar desde oportunidade de trabalho até empreendimentos... Nesta rede social pessoas do gênero feminino tem maior interação com a plataforma.

Pouca taxa de conversão e conversão ruim

Estas são as MAIORES questões que encontramos quando campanhas de tráfego falham... captando o tráfego em uma plataforma onde o seu mercado não está presente. 

Podemos fazer compras nas grandes lojas "tráfego" primeiro, mas estamos sempre experimentando com menores, ou plataformas com tráfego de nicho. Assim, se uma fonte de tráfego não parece convencional, ou não é o que a indústria está falando no momento - então é bem coerente! Apenas testá-la.

 É isso espero que tenham gostado. Semana que vem tem mais um assunto interessante pra compartilhar com vocês!

Abraço a todos.