Entenda o ciclo das redes sociais, e obtenha sucesso através delas!

Data: 05/02/2016 Autor: Leonel Alfredo Landskron Categoria: Redes Sociais Tags: ciclo ,rede social ,sucesso Visualizacoes: 669

É extremamente importante que empresas e/ou negócios tenham algum tipo de interação social com seus “LEADS” ou possíveis compradores.

Por este motivo explico, logo abaixo, de uma forma bem sintetizada o ciclo de sucesso que toda empresa deve seguir nas redes sociais ou canais online de comunicação para obter êxito.

 

Ciclo do Sucesso nas Redes Sociais
Ciclo do Sucesso nas Redes Sociais

Ouça as Redes Sociais

                Hoje em dia mais do que nunca as empresas precisam utilizar as redes sociais para se relacionar com seu público, este ao meu ver é o item mais importante de todos no processo da “social media”. Sempre cuide e esteja atendo as mensagens que o seu cliente está passando nos canais disponibilizados na internet. Caso não tenha tempo para gerenciar esta parte tão importante, contrate uma agência especializada para executar tal monitoramento.

“Monitorar e responder sobre seus serviços para seus clientes, gerenciar sua reputação e problemas com clientes nos seus canais sociais é ponto chave”.

                A empresa que não monitorar e principalmente responder as requisições dos seus clientes e/ou possíveis clientes estará fadada ao fracasso online, ou melhor, nem tenha nada para gerenciar que é melhor para todos...sempre tomando o maior cuidado em manter sua reputação e manter o tempo de resposta próximo a taxas de 100%.

                Quando algum problema mais grave acontecer e consequentemente este cliente vier a público reclamar, a melhor saída é sempre responder da forma mais “polida” e rápida possível, chamando o mesmo para uma conversa “inbox” ou restrita para solucionar o problema para que este cliente seja mais um no futuro a falar bem da sua empresa e produtos ou serviços que ela presta, pois certamente seu cliente teve um problema que foi prontamente atendido! 

Seja influente

Defina sua personalidade on-line, entender a sua marca é fundamental, arrume um tempo para esta definição de posicionamento. E tenha uma causa real, algo que você realmente acredite, formadores de opinião influenciam seus grupos por causas que realmente acreditam! “Fazer” é mais do que “Falar”.

Seu posicionamento deve ser muito claro, ou seja, precisamos “conversar” com o público, só assim é possível “viralizar” sua marca. Tenha em mente que você antes de disseminar qualquer conteúdo nos canais, primeiro planeje seu conteúdo e monte uma boa estratégia. Já ouviu falar que a emoção é que gera engajamento? Pois é, naturalmente associando isto a sua marca, aproxima seu público, e as pessoas irão de forma natural influenciar seus canais de comunicação. 

“Seja uma autoridade nas redes sociais, constantemente pense na disseminação e na entrega de valor ao seu público”.

 A influência muda de acordo com cada tipo de canal, como sabemos existem diversos tipos de redes sociais, consequentemente diversas formas de comunicação e comportamento, então, tome sempre cuidado ao passar sua mensagem sempre de acordo com o comportamento dos usuários daquela determinada rede social. Quanto mais fácil for transmitir a mensagem dentro de um determinado canal, mais pessoas serão impactadas. A influência exige rápida interpretação e precisa ser fácil de ser repassada.  

Tenha uma rede Influente

                Tenha sempre um “embaixador” ou um “guru” a quem seguir, como se fosse um parceiro estratégico, claro com muita popularidade, não só um, mais vários! 

“Sempre encontre e se associe a indivíduos influentes e com autoridade e com uma mente brilhante”.

Influenciar algo que só ocorre quando existe compromisso por parte das pessoas, se um parceiro perceber que tem atendimento especial da sua marca, maior dessa pessoa influenciar as pessoas ao seu redor e de todos os seus parceiros também.  

Gere LEADS e Venda!

Antes de gerar novos clientes através das redes sociais, defina seu público alvo, muito chamando de “personas”. Sabe aquelas pessoas que fazem mais sentido abordar e trazer para mais perto do seu negócio? Isso, analise e escolha as redes sociais certas para atingir este público alvo, pois, com as personas definidas, ficará bem mais claro onde encontrar seu público.

Exemplo: Digamos que sua persona seja um empresário do ramo de tecnologia, pensando nesta persona em quais redes sociais ela poderia ser encontrada? O LinkedIn seria uma forte indicação, pois existem milhares de empresários e/ou profissionais de tecnologia nesta rede social! 

“Sempre Gere LEADS e vendas através de clientes existes e possíveis perspectivas através das redes sociais, se não está gerando (PARE), alguma coisa está errada”. 

Sempre explore ao máximo as diversas possibilidades que as redes sociais oferecem, por exemplo o FACEBOOK, quase todo mundo está lá, não é mesmo? Mas o grande diferencial, independente se o seu negócio é para o consumidor final ou diretamente para empresas, ele realmente permite segmentações poderosíssimas. Se você gerar conteúdo para este público do FACEBOOK, de cara já possuem 03 vantagens valiosas;

• É uma fonte gratuita de público;
• Ela pode ser extremamente segmentada, inclusive demograficamente;
• Extremamente fácil de controlar seus anúncios e planejamento de conteúdo;


Dica:
Sempre crie conteúdo relevante, ou seja, de alto teor intelectual e que realmente agregue valor para o indivíduo que está o “consumindo”! Hoje em dia as pessoas querem conteúdo “rico”, esta decisão do seu leitor em querer visualizar ou não seu conteúdo, passa simplesmente por uma olhada rápida sobre a imagem que está vinculada ao seu conteúdo.