WhatsApp é liberado por determinação judicial

Data: 17/12/2015 Autor: Leonardo Fernandes Borges Categoria: Novidades Tags: bloqueio ,justiça ,mensagens ,WhatsApp Visualizacoes: 542

img/landsdig_blognovo/184_post_14834.png

Segundo o desembargador Xavier de Souza, "em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa em fornecer informações à Justiça".

O presidente da SindiTeleBrasil afirmou que o sindicato cumpriu a ordem da justiça, independente dos prejuízos em relação à imagem das empresas de comunicação que foram afetadas, como Claro, Tim e Vivo.

A liberação do aplicativo aos usuários brasileiros foi concedida por uma liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo que determinou o reestabelecimento do mensageiro.

O bloqueio do aplicativo se deu por uma determinação da Justiça de São Bernardo do Campo e foi uma punição ao Facebook (dono do WhatsApp) por não quebrar o sigilo de mensagens de uma quadrilha de roubo de bancos e caixas eletrônicos. Esta quadrilha é investigada há dois meses.

A tentativa de bloqueio do aplicativo já tinha acontecido no início do ano, quando um juiz de Teresin, no Piauí, determinou que as operadoras bloqueassem os serviços do aplicativo por um motivo similar ao atual, envolvendo o fornecimento de informações para uma investigação policial.

Fonte: G1