Google Chrome é o navegador que mais gasta bateria no seu Windows 10

Data: 21/10/2015 Autor: Leonardo Fernandes Borges Categoria: Curiosidades Tags: Bateria ,Chrome ,Economia ,Navegador Visualizacoes: 567

img/landsdig_blognovo/178_post_410.jpg

Em uma pesquisa realizada pelo site Digital Citizen, foram comparados os principais navegadores da web rodando Windows 10, com o objetivo de descobrir qual deles consumiria mais bateria. O resultado teve como maior consumidor um dos mais populares browsers, o Google Chrome.

Os navegadores testados foram Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera, Microsoft Edge e Internet Explorer, em três tipos de dispositivos, o Surface Pro 3 (notebook/tablet da Microsoft), o ZenBook (Asus) e o tablet Portege (Toshiba).

Em todos os dispositivos, o navegador que se sobresaiu em economia foi o velhinho Internet Explorer, seguido do Microsoft Edge e em terceito, Mozilla Firefox. Vale lembrar que nem sempre a economia de um navegador o torna mais eficiente que outros, pois muitas vezes economiza-se em energia devido às debilidades em relação à segurança e à velocidade.

O Opera ficou empatado com o navegador da Google quando executado no tablet da Toshiba, consumindo a energia do aparelho em cerca de 282 minutos (pouco mais de 4h30min). Porém nos outros dispositivos, o Chrome chegou a gastar toda a bateria  em apenas  duas horas e meia, como foi o caso do teste no Surface Pro. A diferença em relação ao econômico Explorer chegou a 28%.

Os resultados do teste podem ser variáveis em relação à forma como o navegador é usado e ao modelo utilizado, além da versão do navegador. Deve-se levar em conta que muitas vezes o navegador não é mais econômico que outro porque é mais seguro e/ou mais rápido.