O que é Marketing Viral? E para que serve?

Data: 11/09/2015 Autor: Leonardo Fernandes Borges Categoria: Aplicativos Tags: Marketing ,Publicidade ,Viral Visualizacoes: 792

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Antes de tudo, é importante definir o que não é Marketing Viral. Para nós, Marketing Viral não é um vídeo de um bêbado engraçado, um bebê mordendo o dedo, ou um gato bonitinho. Esses (entre vários outros exemplos) são de fato conteúdos que até hoje continuam se espalhando, mas são coisas que ocorreram ocasional e espontaneamente, sem qualquer planejamento.

Marketing Viral para nós significa orquestrar um conteúdo, uma ferramenta ou uma promoção com intuito de ser compartilhado pelo público-alvo da empresa e que tenha uma relação direta com o seu negócio. Isso não significa que defendemos que as empresas tentem “fabricar um viral”, como os exemplos de vídeos engraçados acima. Não só é extremamente difícil conseguir isso, como na maioria das vezes é inútil mesmo se funcionar, especialmente quando falamos de negócios B2B.

 No entanto, ainda é possível que as empresas entendam e se beneficiem de vários elementos de viralidade que hoje são potencializados pelas redes sociais.

Mas por que fazer o Marketing Viral?

A primeira resposta é bastante simples: quando funciona, é exposição gratuita!

Há ainda outras razões mais elaboradas:

  1. Baixar o custo de aquisição de novos clientes:

 Elementos virais atraem potenciais clientes de forma orgânica, ou seja, diminuem a necessidade total de investimento em Marketing e Vendas. Isso é ainda mais evidente para empresas que estão acostumadas a gerar demanda apenas comprando mídia e/ ou por prospecção ativa de Leads através de força de vendas. Em alguns casos, todo o modelo de negócio só se sustenta se houver algum componente de distribuição

  1. Crescer ativo de Marketing

Além de ajudar a atrair Visitantes e gerar Leads, conteúdos e ferramentas virais costumam ter um forte impacto nos números de Alcance, o “ativo de Marketing” da empresa: seguidores no Twitter, Likes no Facebook, emails de cadastro, assinantes do blog, etc. Esses números permitem uma alavancagem cada vez maior da empresa para ações futuras de Marketing e Vendas.

  1. Aumentar a autoridade do perante o Google

No mundo online, recomendações são links. Se há um grande números de pessoas recomendando seu conteúdo/ ferramenta, o Google entende aquela página como uma referência naquele assunto. Ou seja, quanto mais as pessoas viralizam seu material, mais autoridade ganha o seu site como um todo. (Para saber o básico sobre como o Google funciona, confira esse vídeo da própria empresa)